![](/static/img/cuadrada_300px/galeria-1_20230426045035.jpg)
Com a ajuda de vários jogadores oriundos das antigas colónias, o Real Madrid conquistou três Campeonatos de Castela consecutivos entre 1942 e 1944. Foi o primeiro período de hegemonia da equipa branca. Consolidado como uma das referências do basquetebol em Espanha, apenas necessitava de um impulso para passar a ser dominador. E este estava a chegar.
O basquetebol já tinha chegado tarde a Espanha, mas a Guerra Civil atrasou ainda mais a sua total implantação. Depois do conflito, Real Madrid e Rayo recuperaram a sua rivalidade. A desaparição deste último, no princípio dos anos quarenta, significou a entrada dos irmãos Pedro e Emilio Alonso e do seu primo Claudio na secção branca. De rivais a temíveis e poderosos aliados.
Os Alonso, de origem cubana, foram decisivos para que o Real Madrid ganhasse três Campeonatos de Castilla de forma consecutiva (1942, 43 e 44). A secção repetiu esse feito no final da década, com outros três títulos castelhanos (1948, 49 e 50), confirmando-se como a grande potência da zona centro do país. Faltava dar mais um passo.
Muitas das estrelas da secção nesta etapa inicial eram provenientes das Filipinas, Cuba ou Porto Rico. Eram filhos de emigrantes que chegavam a Madrid para estudar na universidade e que tinham vantagem nisto do basquetebol. Por ter sido um desporto inventado e desenvolvido no Canadá e Estados Unidos, chegou mais cedo aqueles países, com laços mais próximos, do que a Espanha. Juan Castellví, Edy Hernández-Villamil e Kaimo eram filipinos. Freddy Borrás, porto-riquenho. Pedro, Emilio e Claudio Alonso nasceram em Cuba no seio de uma família basca. Os primeiros títulos têm as suas assinaturas.
Em 1934 o Real Madrid inaugurou uma nova secção, a de basquetebol feminino. Nessa época, as mulheres reclamavam uma Liga própria. Quando esta se pôs em andamento, fê-lo com regras diferentes: seis jogadores em vez de cinco, campo dividido em três zonas atribuídas às participantes segundo a sua posição e a proibição de driblar a bola mais do que uma vez. A equipa feminina do Real Madrid conseguiu o Campeonato de Castela logo na temporada da sua fundação. Em 1943, além do Campeonato de Castela, foi vice-campeã de Espanha. A secção dissolveu-se em 1944.