![](/static/img/cuadrada_300px/galeria-1_20230426043030.jpg)
O Real Madrid continuou a ter os melhores jogadores do momento mas passou a enfrentar uma concorrência cada vez maior devido ao boom do basquetebol nos anos oitenta. Esta fase ficou marcada pela criação da Liga ACB e por dois nomes lendários do desporto da bola ao cesto: Fernando Martín e Drazen Petrovic.
Em 1983 foi criada a Associação de Clubes de Basquetebol, que passou a organizar a Liga, em vez da Federação. O número de equipas participantes aumentou consideravelmente e modificou-se o sistema de competição. Pela primeira vez, o título foi decidido no formato de play-offs.
O Real Madrid, que tinha ganho 22 das 27 edições da Liga Nacional (de 1957 a 1983), manteve o seu domínio, impondo-se nas primeiras três ACB da história (de 1984 a 1986). Foram os anos da consagração de Fernando Martín, Romay e Iturriaga. A secção, que tinha comemorado as Bodas de Ouro em 1981, gozava de uma saúde invejável.
Como aconteceu desde sempre, a presença de grandes rivais nos anos oitenta deu ainda mais brilho à história da secção. Nesta altura, um nome destacou-se acima de todos os outros: Drazen Petrovic. O jovem croata dominava na Europa fruto do seu talento e forte personalidade. Em 1985, conquistou a Taça dos Campeões pelo Cibona de Zagreb precisamente frente ao Real Madrid, um dos adversários que mais o motivavam. Em 1986, Petrovic marcou 90 pontos em dois novos duelos contra os madridistas. O Real vingou-se em 1988, arrebatando-lhe a Taça Korac. Com este triunfo, Lolo Sainz tornou-se o primeiro treinador a ter os três troféus europeus no palmarés (Taça dos Campeões, Taça das Taças e Korac). Na temporada seguinte, o génio croata iria vestir-se de branco.
A temporada 1988-89 começou cheia de sonhos e ilusões. Madrid tinha organizado o Open McDonald’s, em que a equipa branca fez frente aos Boston Celtics. Meses mais tarde, conquistou a Taça do Rei frente ao Barça. Aquela época teve um momento único a 14 de Março de 1989. O Real Madrid conseguiu, nesse dia, ganhar a Taça das Taças numa das finais mais memoráveis da história do basquetebol europeu. Drazen Petrovic marcou 62 pontos e a equipa branca impôs-se por 117-113 ao Snaidero Caserta de Oscar Schimdt. Um jogo de sonho.
Após quinze anos como treinador branco, Lolo Sainz passou a ocupar o cargo de secretário técnico no início da temporada 1989-90. No seu lugar colocou um treinador da NBA, George Karl. Drazen Petrovic tinha feito o percurso inverso ao técnico norte-americano, deixando o peso do Real Madrid em cima dos ombros robustos de Fernando Martín. Mas o destino atravessou-se no seu caminho a 3 de Dezembro de 1989. O poste madrileno sofreu um acidente de viação fatal quando se dirigia para um jogo no Palácio dos Desportos. A sua súbita desaparição teve um impacto enorme na sociedade espanhola. Milhares de pessoas passaram pela capela ardente instalada no pavilhão da Cidade Desportiva. Em sua honra, o Real Madrid retirou a camisola 10, o único número que mais nenhum jogador pôde usar desde então.